domingo, 9 de outubro de 2011

Gravidez aos 36 - O anúncio


Gravidez confirmada. Faltava agora só contar. Será que não é muito cedo? Eu mesma ainda estava sem acreditar! Minha amiga Cris me disse que, na Alemanha, as mulheres só começam a contar depois do 3º mês! Vocês acham que eu ia conseguir esperar?? Ah! Mas é bom esclarecer que, apesar de "tudo meu ser pra ontem", eu não quero que o bebê nasça logo =) Quero curtir cada minutinho dessa gestação. E que ele nasça na data prevista, principalmente porque MINHA MÃE ESTARÁ EM UM CRUZEIRO NAS BAHAMAS!!!!!!

Íamos esperar o 1º ultrassom, só pra garantir, mas, no fim-de-semana seguinte estávamos na casa de praia com toda a família paterna reunida. Eu acho que eu devia ter um post-it na testa escrito "grávida", mas não... eram meus seios que já estavam enormes (bem, pro que eram). 

Quem descobriu logo
Assim que sentei ao lado da minha Tia Marise ela cochichou em meu ouvido "você está grávida, não tá?". E quem disse que eu sei mentir? Ainda mais feliz e louca pra contar do jeito que eu estava. Confirmei baixinho e sorridente. Aí ela percebeu que ainda era segredo e prometeu não contar. Nem pro meu tio!

Mas nem ia precisar guardar segredo. Fui correndo contar à Beto o que tinha acontecido. Aí decidimos contar pra todo mundo. Mas para isso, Beto precisava melhorar. É que eu engravidei, mas quem passou mal foi ele! Estava vomitando muito por causa de um hamburger barato...

Vovó Sana
No dia seguinte, Beto ainda sem sair do quarto, minha mãe comenta: "seu cabelo está tão bonito". Aí eu não resisti e disse "estou grávida". Ela ficou muito emocionada. Ficamos abraçadas por um tempo e ela deu as boas vindas ao bebê. Perguntou até se eu já havia ligado para a Calma (Consultório de Aleitamento Materno). Viram a quem puxei??

O irmão mais velho
Fui, em seguida, contar à Thiago em uma caminhada em direção à praia. Coloquei sua mão (enorme!!) na minha barriga e disse: você vai ter um irmãozinho ou irmãzinha. Pois é, Thiago foi promovido à irmão mais velho! Thiago não foi totalmente pego de surpresa, porque já havíamos sondado ele com relação a ter um irmão/ã. Ficou feliz, é claro, mas daquele jeitão dele, meio reservado. Deu um sorriso de felicidade e pronto.

As  titias maternas
Assim que voltei desta caminhada de alguns segundos, falei com Jam: "você vai ser titia de novo!" Ela ficou muito feliz!! Aproveitei para pedir roupas, móveis, livros e serviço de consultoria. Que bom que ela mora no 10º! Lili, minha irmã que mora na Alemanha, ligou pra gente e recebeu a notícia no mesmo dia também! Sua 1ª pergunta, de mãe e médica, foi: "já está tomando ácido fólico?". "Desde abril de 2009...", eu lhe disse. Maria ficou sabendo pelo Facebook, coisa de gente jovem =)

Vovô Celo e sua família
Meu pai voltou da caminhada e eu falei que ele seria vovô mais uma vez. Nos abraçamos. O restante da família ficou sabendo no almoço. E perguntaram logo se já temos nomes. Pra quê que eu fui contar? O almoço se transformou em uma grande discussão de Abigail à Zacarias (ainda tendo que ouvir "se você for mesmo mulher de atitude, escolhe esse"). Dica para as futuras mamães: se já tiverem nomes escolhidos, não contem!

Close Friends
Para alguns amigos escrevi um e-mail que dizia: 

Queridos Titio e Titias,

É com MUITA emoção e MUITA alegria (mas MUITA mesmo!!!!) que eu informo a vocês que THIAGO VAI GANHAR UM IRMÃOZINHO OU IRMÃZINHA!!!!!!!!!!!!!!!! Nosso baby está do tamanho de uma ervilha, mas já tem coração batendo!! Os bracinhos, pernas e olhos estão se formando nas próximas 48 horas. Estamos com 4 semanas.

Um beijo grande!!

Vovó Célia e Titios
Na volta de Guarajuba passamos na casa da minha sogra. Eu estraguei qualquer surpresa quando eu perguntei se podíamos dar uma passadinha, porque tínhamos uma coisa pra lhe contar. Dããã... 

Ela ficou muito feliz! Já estava sem esperanças de conseguir um netinho. Claro que Henrique e Larinha são seus netinhos também, porque Tetêm foi criada junto com Beto. Mas um netinho do Beto... este será o 1º.

Depois da emoção do anúncio, Célia foi buscar uma caixa com as roupinhas que o Beto usou quando nasceu. Todas costuradas pela madrinha de Beto, Tia Anita. A coincidência maior é que a data prevista para o nosso baby foi a mesma prevista para Beto: 28 de maio (mas Beto nasceu 03/06).

Bruno estava por lá e recebeu a notícia pessoalmente. Célia contou à Ricardo e eu também falei com ele no Skype. Ricardo se deu conta que o tempo está passando um pouco rápido...

Vovô Manuel e Tia Gabi
Queria colocar logo no Facebook, terminar de espalhar para os amigos, começar a blogar, mas não podia fazer nada disso antes de contar para Vovô Manuel (ou Vovô Alpire?) e Tia Gabi. Então marcamos um jantar que já começou com meu sogro comentando sobre a minha batinha, dizendo que eu parecia que estava grávida. Aí eu tentei chutar (de leve) a perna de Beto por debaixo da mesa, para que ele aproveitasse a deixa pra contar, mas não consegui. Nisso Gabi já estava dando risada, porque percebeu a minha tentativa. E depois tudo ficou mais fácil... 

Tia Esther
Tetêm ficou sabendo de primeiríssima mão. Ao mesmo tempo que Beto me pediu para só contar depois do 1º ultrassom, depois de algum outro exame ou da 1ª consulta médica, no mesmo dia perguntou se podia ligar pra Tetêm. Ligamos e foi felicidade pura! Mas ainda estávamos sem conseguir acreditar!

No trabalho
Contei pelo Skype e sai pra brindar com um milk-shake de chocolate, liguei pra contar logo e depois apareci pra pedir abraço e fui falando com as pessoas que ia encontrando, de pouquinho em pouquinho. Teve um momento que eu já não sabia quem sabia!


Toda vez que anuncio a gravidez meus olhos se  enchem de lagrimas. Toda vez que alguém pergunta ou vem falar comigo também. A emoção de contar é muito forte. Todo mundo fica muito feliz por você. Ser mãe é mesmo algo MUITO especial. Mas o mais interessante foi a quantidade de pessoas que, depois que você conta, falam que já sabiam, ou que suspeitaram, sonharam...


Um amigo me perguntou se eu estava grávida no dia em que, provavelmente, foi a fecundação. Neste mesmo dia (aniversário de Ban, por sinal), uma amiga sentiu que tinha um bebê chegando ou que eu estava, espiritualmente, pedindo por um. Outra amiga disse que acordou com minha imagem e a de Beto na cabeça e achou que tivesse sonhado com a gente. No trabalho alguém sonhou que outra pessoa estava grávida. E à medida que ia anunciando minha gravidez, ia também ouvindo várias histórias  interessantes...



Nenhum comentário: