terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gravidez aos 36 - Primeiros Sintomas



Alguns dos primeiros sintomas de uma gravidez são menstruação atrasada, náuseas, vômitos, seios inchados e doloridos, sono desregulado, maior sensibilidade no olfato (o que contribui para você ficar ainda mais enjoada!) e maior vontade de urinar, causado pelo aumento dos fluidos corporais e rins mais eficientes.


Algumas mulheres já percebem a gravidez logo após a concepção do óvulo! Outras, mais normais como eu, começam a desconfiar somente quando a menstruação atrasa. E claro, nem todo mundo sente as mesmas coisas.


Tanto na minha 1ª gravidez quanto agora, eu faço parte do seleto grupo das mulheres que não enjoaram! Bem, isso até alguns dias atrás, quando comecei a ficar meio enjoadinha, com uma sensação estranha entre o peito e a garganta, mas não cheguei a sentir ânsia de vômito. Eu queria tanto engravidar que cheguei a pedir "nem que eu vomite muito!" O que causa todo esse enjoo é a progesterona, pois ela produz um relaxamento da musculatura do aparelho digestivo e a nossa digestão fica mais lenta.


E tudo piora quando a gravidez é confirmada! Aí é que as mudanças começam a aparecer mesmo! Eu, com 5 semanas, já tinha barriga! Parecendo até com a gravidez de Bella Swan*. 


Uma das mudanças mais interessantes, tanto para a grávida quanto para seu marido, é o inchaço dos seios. Nossa! Como ficam mais bonitos! No dia seguinte à minha confirmação de gravidez, senti meus seios incharem de uma hora para outra! Sem exageros. Era um sábado, tinha acabado de acordar, estava em casa bem à vontade e, de uma hora pra outra, precisei colocar sutiã!


E o cansaço e o sono? Ah... Isso aí eu sempre tive... Mas percebi uma diferença, se antes eu tinha sono às 22h, agora tenho às 20h!! E por isso eu e Beto quase não nos vemos! Está parecendo aquele filme de sessão da tarde... Como é mesmo o nome? Ah! Feitiço de Áquila... Mas preciso mesmo descansar, já que toda a minha energia está voltada para o desenvolvimento do bebê.


Mudança de humor e maior sensibilidade também fazem parte deste quadro. Beto disse que quando o médico nos alertou para isso eu comecei a ficar chata =(  Ah! E as grávidas geralmente choram por tudo! Eu não chego ao descontrole, mas meus olhos se enchiam de lágrimas quando eu anunciava que estava grávida. E outro dia chorei no trailer do novo filme de Selton Mello, O Palhaço. E mais ainda quando soube que foi ele quem escreveu!! Bem, mas acho que eu já chorava por essas coisas antes de engravidar...


Depois de apresentar algum desses sintomas e de confirmar a gravidez, é hora de marcar a 1ª consulta médica, o pré-natal. A nossa foi marcada para o dia 30 de setembro.


*Esse comentário é só para  Twilight fans =)


Um comentário:

Cris disse...

Parabéns amiga! Precisa dizer de novo o quanto estou feliz por vocês? estou muuuuuito feliz por vocês. Só espero que sua gravidez nao seja nada como a de Bela, porque ela é super "lame" rsrsrsrssr, Beijocas