sábado, 26 de novembro de 2011

Gravidez aos 36 - Cuidados Diários Primeiro Trimestre

Não saio de casa sem tomar meu ácido fólico, passar um cremezinho anti-estria na barriga e seios (exceto mamilos!!) e protetor solar no rosto.

O ácido fólico ajuda a prevenir problemas neurológicos graves no bebê e deve ser tomado pelo menos um a dois meses antes da gravidez. Mas como saber quando serão esses dois meses que antecedem se você não sabe quando vai ser a fecundação?? Em uma gravidez planejada, o médico indica logo. Então eu já estava tomando há dois anos e meio! Uma boa overdose =) 

Já o creme anti-estrias, dizem que qualquer hidratante serve e que quem tiver propensão a estria vai ter de qualquer jeito, passando ou não passando creme. Mas não custa nada acreditar que aquele creme é milagroso... E também é um momento de carinho na barriga e contato com o bebê. Aproveito para conversar um pouquinho com ele (ou ela =) e saber como as coisas estão aí dentro. Não gostei do creme Luciara, porque é muito grudento e não encontrei nada da tão famosa linha Gerare. E depois de entrar em todas as farmácias da Manoel Dias, desisti!! Fiquei com o creme da linha Natura Mamãe e Bebê, porque é cheiroso, fácil de passar e eu ainda ajudo a minha amiga que vende Natura =)

O protetor solar é importante para evitar as famosas manchas de gravidez que aparecem por causa das alterações hormonais. Qualquer um serve, contanto que a proteção solar tenha pelo menos 30 graus de proteção UVB e 15 de proteção UVA.

Mas é bom tomar sol nos mamilos para prepara-los para a amamentação! Só cinco minutinhos... (antes das 10h e/ou após as 16h). Se não quiser fazer topless na praia, o jeito é aproveitar qualquer solzinho que entre em sua casa. Faço quase um contorcionismo. Outro dia estava pensando em subir na máquina de lavar roupa para alcançar a janela da área!! Eu sei... Estou grávida... Por isso mesmo não levei essa idéia até o final... O jeito é expô-los a uma lâmpada de 40 watts a 20 cm de distância, que também causa o mesmo efeito. Mas, da mesma forma que friccionar os mamilos com buchinha durante o banho e com a toalha, após o banho, para torná-los mais resistentes, o ato de expô-los à luz não tem comprovação científica.

Além dessas três coisas, devemos beber muito líquido (6 a 8 copos diários principalmente de água e sucos naturais) e cuidar da alimentação. Lá no trabalho às vezes Dani me liga para perguntar: "está bebendo água??" E nada de comer bobagens. A alimentação da gestante deve ser a mais saudável possível. Claro que sem radicalismos. Um Mc Donald’s de vez em quando não faz mal. O que não pode acontecer é isso virar sua refeição diária.

Acredito também que os cuidados do dia-a-dia devem incluir o cuidado com o emocional. Por isso é muito importante saber o que está acontecendo com o seu corpo. Recomendo dois livros de cabeceira sobre gestação:
  • A Agenda da Gravidez: para quem gosta de fazer diários, tem espaço para anotações e relata o que acontece com a mamãe e com o bebê diariamente, com dicas de cuidados com o corpo e com a alimentação. O fato de ter sido escrito por uma médica e mãe de duas meninas o deixa ainda mais interessante.
  • Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade: um guia completo da Sociedade de Pediatria para os pais: uma enciclopédia para você ter ao seu alcance com informações médicas passadas de forma fácil de entender e de encontrar e também apresentando outras informações importantes e dicas. Além disso, é um livro muito bonito.
E o emocional deve incluir o Papai também! Porque para você estar bem, é importante que seu companheiro esteja acompanhando tudo, para entender, por exemplo, que aquela irritação não é você, são seus hormônios =)

Para ele, eu pego leve e recomendo dois livros que você vai querer ler também, porque são bem engraçados. Todos escritos por homens, é claro:
  • Fralda Justa: relata várias situações vividas pelas famílias desde as trocas das fraldas até a pré-escola, com dicas engraçadíssimas sobre, por exemplo, como comparar seu filho com o filho dos outros sendo bastante discreto!! Parece que é uma grande piada, mas tem seu fundo de verdade, não tem?
  • O Manual do Grávido: é um livro um pouco mais sério sobre essas mesmas situações, mas não deixa de ter uma forma leve e bem humorada. A sua descrição é de "um guia completo do pré-natal ao parto para você curtir sua gravidez e sua grávida". Não é fofo? =)
Mas já avisei à Beto que depois dele rir um pouco do assunto vai ter que ler algo mais sério, como o livro da Encantadora de Bebês. Ah! Mas esse aí vai ganhar um post só para ele ... E outros mil quando o bebê nascer... rsrsrsrs

2 comentários:

Mãe para Mães disse...

Adorei!

Samea disse...

poxa Kari, o vídeo não tá abrindo... =/