terça-feira, 17 de abril de 2012

Gravidez aos 36 - Arrumando as malas


Estou com 34 semanas e, a partir da 38ª, qualquer hora é hora para Ícaro chegar. Por isso estava ansiosa para deixar as malas da maternidade prontas. Malas? Sim! A de Ícaro, a minha e... Por que ninguém fala nada sobre a mala do pai (ou acompanhante)? kkk
Bem, como não dá pra ir de mochila, pois preciso de praticidade para achar as coisas, peguei emprestada a malinha do meu sobrinho.  Mas essa já é a parte final...  Foi um processo chegar até aqui!  Vejam só...
As malas, neste momento, estão abertas com uma lista anexada das coisas que ainda faltam comprar, por exemplo, dois pares de luvinhas, ou que estão em processo de lavagem (algumas roupinhas e meus pijamas) ou que só devem ser guardadas mais pertinho do dia 14/05, quando completo a 38ª semana (meu CD do trabalho de parto, por exemplo, pois eu e Ícaro estamos ouvindo ele no carro). Para eu chegar até esse ponto (ter uma lista final com as coisas que faltam), eu pesquisei folhetos de lojas de bebê e artigos da internet e participei de alguns workshops! E nada disso ajudou!! kkk Ainda estou com dúvidas!!
A Maternidade Santamaria pede seis lençóis de berço, aí coloca entre parênteses, para me deixar louca, “de carrinho”, depois pede quatro cueiros (que eu achava, do verbo não-acho-mais-nada,  que sabia o que era) e quatro mantas. Essas três coisas se completam, complementam, se misturam... e se transformam em uma coisa só!!!
Depois de analisar uns seis folhetos de lojas de bebês, fiz a minha própria listinha. Vocês sabem que eu adoro! Fazer listas está no meu sangue, herança genética da minha mãe. O bom é que eu faço, mas executo =) Como o enxoval de Ícaro já estava pronto praticamente com o que herdei de minha irmã e da sua cunhada, da prima de Beto e com os presentes trazidos por Tia Esther, que mora nos Estados Unidos, só precisei acrescentar tesourinha, algodão, etc à lista. Até as mamadeiras Ícaro herdou do priminho Peu! Só espero não precisar usá-las!!
Depois disso era hora de separar o que devia ir pra mala do bebê e da mamãe. Segui o que a Maternidade Santamaria, do Hospital Português, pedia. E foi então que eu comecei a ficar doidinha, sem saber diferenciar cueiro, de lençol de berço e de manta! É que o berço é tão pequenininho que o cueiro consegue forrá-lo e daí ele vira lençol! E o cueiro também serve de manta, não? Então por que não pedem logo 14 tecidos 1X1 que serão usados para três funções diferentes???
Tô calma...
Ainda vou precisar separar as roupas (conjunto pagão – não podem mudar esse nome??, toalha de capuz, toalha fralda, lençol de carrinho??, manta??, cueiro?? - esse nome também merece ser mudado, babinha??, meias, luvas, touca e fraldas) em saquinhos etiquetados por dia para que ninguém fique me perguntando onde estão as coisas de Ícaro (e não para combinar, viu?). Vou escrever 1ºDIA, 2ºDIA, 3ºDIA e ROUPAS EXTRAS. Que foi outra coisa que me deixou doidinha... Como escolher as roupas de Ícaro sem saber se ele vai caber nelas? Gente... Eu não era assim, não... Tô surtando... kkk. Com Thiago não tive nada disso... Ou não lembro? Ou minha mãe arrumou a mala pra mim?
Outro ponto que também “me tirou noites de sono” foi a tal da lavagem de roupas!! As pediatras e os palestrantes destes workshops para gestantes dizem que é para lavar à mão com sabão de côco e depois passar ferro. Já começa que aqui em casa não passamos roupa e eu tive que comprar ferro e tábua para as roupinhas de Ícaro (mas foi bom porque agora posso desamassar umas blusinhas mais chatas).  Depois a idéia de lavar roupas à mão, 200 anos depois da invenção da máquina de lavar, não faz muito sentido para mim... Até as minhas blusinhas delicadas vão pra máquina! Bem, ás vezes me dou ao trabalho de protegê-las com aqueles saquinhos...
E o sabão de côco? Eu achava que os pediatras pediam para lavar com sabão de côco por ser mais natural... Já leram a composição química de um sabão de côco?? Depois que eu li, comecei a achar tudo isso uma bobagem, principalmente depois que li no site das minhas fraldinhas de pano que elas vão direto pra máquina com pouquíssimo sabão líquido. O que não pode é amaciante, perfume... Porque a pele do bebê é muito sensível ainda. Mas entre um sabão de côco e um sabão líquido para bebês a diferença é muito pouca. Todos possuem nomes estranhos em suas composições químicas! O importante é usar uma quantidade mínima e enxaguar bastante.
Depois ainda fiquei pensando em toda essa proteção e cuidado... O bebê fica todo “protegido” com roupas lavadas à mão, em bacia separada, com sabão de côco “natural”, passadas à ferro, etc etc. Mas essas roupas vão ser tocadas por outras mãos, estendidas no varal, colocadas em cestos para serem guardadas... Apesar do ferro quente, é muito manuseio e muito cuidado. E Ícaro vai se encostar em minha roupa, pegar em mim e colocar a mão na boca... Vou ter que me esterilizar?? E os bebês que nascem na roça ou em tribos? Não tem nada disso e crescem fortes! Mas vamos encontrar o equilíbrio.
Agora querem conhecer a minha lista? Preparem-se:
MINHA MALA 
01 - pacote de absorvente noturno
03 - calcinhas de cintura alta com reforço para o abdômen
03 - pijamas com abertura na frente para amamentação
01 - robe
01 - cinta pós-parto
01 - Crocs
02 - sutiãs de amamentação
01 - roupa para o dia de alta
- Conchas ou absorventes para os seios
- máquina fotográfica com carregador e baterias extras
- produtos de higiene íntima: escova e creme dental, shampoo e condicionador, sabonete, toalhas, pente e desodorante
- meu diário da gestação
- MP3
- CD para ouvir durante o trabalho de parto
- para alívio das contrações: massageador com rodinhas e bola de tênis
- comidinhas energéticas e de fácil digestão (noz, frutas)
- lembrancinhas
- cheguei
- documentos: RG, carteira do convênio, CPF e RG de Beto,  guia de internação e pasta com todos os exames por ordem cronológica
MALA DE ÍCARO
01 - pacote de algodão de 100g
01 - caixa de cotonete
06 - conjuntos de roupa de algodão
04 - cueiros de flanela
06 - lençóis de bercinho/carrinho
02 - mantas
01 - escovinha macia para cabelos
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - pacote de fralda descartável (tamanho P)
06 - pares de luvas
06 - pares de meias
01- sabonete líquido glicerinado
04 - toalhas fraldas
01 - cortador de unha
02 - toalhas felpudas com capuz
04 - toucas
- Bebê-conforto (testar instalação no carro antes) 
MALA DE BETO
- roupa do corpo e um cooler cheio de cerveja!!


3 comentários:

silvia disse...

realmente, lista é com você mesmo! =)

venha cá, o que é "cheguei", que está em sua mala?

queria muito poder estar aí com vocês!

beijos!

Anônimo disse...

Kari,


O hospital já fornece algodão e cotonete para o bebê, e no Jorge Valente, que é onde vou ter, eles dão o absorvente pós-parto. Procure ver se no Português também é assim, pois os absorventes dele são até melhores.

beijos =)

Anônimo disse...

Esqueci de assinar!!!

Beijos, Sam.