sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gravidez aos 36 – É preciso estudar!


A gente lê, se informa, estuda, participa de palestras, conversa com outros casais grávidos, mas nunca estaremos 100% preparados para a chegada do nosso bebê, porque este é um acontecimento muito natural e intuitivo e precisamos escrever nosso próprio manual de instrução.

Mas não me canso de ler, me informar, estudar, participar de palestras e conversar. Pelo contrário, quero mais! É gratificante saber que, ao assistir uma apresentação, já domino o assunto, já sei as respostas de algumas perguntas, mas sei também que há sempre algo a aprender, o que me mantém motivada. E esta é a base para a escrita do nosso manual: conhecimento.

Lembro que ao decidirmos ser pais, passou logo pela minha cabeça de futura-mamãe-após-15-anos: “eu não me lembro de mais nada!”, “são tantas novidades”, “vou ter que aprender tudo de novo!”, “será que vou conseguir?” E hoje em dia vejo que é assim mesmo. Tem que ler, se informar, estudar, participar e conversar. E a motivação está na sua escolha por querer engravidar. Então seja responsável, porque o que você faz, sente, come, vivencia... está diretamente ligado ao seu bebê!

Vale lembrar que atualmente não é mais a mulher grávida, mas, sim, o casal grávido. Daí a importância da parceria. As leituras devem ser discutidas e as palestras, agendadas pelos dois. Beto, de vez em quando, me manda deixar de neura, porque toda hora estou lendo, escrevendo ou falando sobre o assunto. É verdade que a quantidade de livros que eu li (reli, sublinhei e fiz alguns esquemas) ultrapassam os livros que eu li na minha pós! Mas também nunca li com tanta voracidade e prazer!

Ás vezes ele também costuma dizer que já cumpriu a sua cota de consultas ou palestras. O que custou um pouco para eu entender e aceitar, mas terminei compreendendo que ele já está participando bastante, o que me deixa muito feliz!  Tem algumas consultas de rotina, por exemplo, que ele não precisava mesmo ir e algumas palestras eu ia apenas para revisar alguns pontos.

Mas hoje foi o dia da palestra mais importante: o curso de preparação para pais da Maternidade Santamaria. Aquela que já visitamos e escolhemos (juntamente com o nosso médico) para o nascimento de Ícaro.

Vocês devem imaginar que assim que eu soube deste curso quis fazer na mesma hora! Mas eles só agendam com um mês de antecedência da data prevista para o parto, ou seja, tive que, mais uma vez, trabalhar a minha ansiedade e aguardar o dia de hoje. E tanto tempo com ele agendado em meu calendário, tanto tempo esperando por este dia, Beto terminou sendo convocado para dar um curso sobre um programa que ele está desenvolvendo e não pode estar presente nesta primeira parte (são duas manhãs)! Profissionalmente é uma excelente oportunidade, mas emocionalmente, um arraso para mim. Porque esse não era um daqueles cursos de shopping, com o objetivo principal de divulgar produtos e marcas. Era o curso da maternidade onde vamos ter Ícaro!

Mas sem estresse. O jeito foi anotar tudo para passar o conteúdo para ele depois e esperar para assistirmos a segunda parte amanhã juntinhos! Vejam como foi a programação:
  •          Gestão de Leitos – Condutas administrativas do internamento;
  •          Orientação nutricional;
  •          Trabalho de parto;
  •          Assistência de enfermagem do trabalho de parto e parto;
  •          Alojamento conjunto;
  •          Filme: O Nascer Humanizado;
  •          Assistência médica neonatal na sala de parto e RN normal;
  •          Orientação auditiva neonatal – teste da orelhinha;
  •          Aleitamento materno; 
  •          Assistência em anestesia; 
  •          Cuidados com o RN
  •          Aspectos psicológicos: puerpério, retorno ao trabalho, sexualidade.
E aqui está a relação dos livros que li...
  •     Mãe de Dois
  •     Fralda Justa
  •     A Encantadora de bebês
  •     Da Gravidez aos Dois Anos de Idade - referência
  •     O Manual do Grávido
  •     Nascer Sorrindo
  •     O que esperar quando você está esperando
  •     Shantala
  •     Thank You Dr. Lamaze
E ainda estou lendo...
  • The Pregnancy Book
  • A Agenda da Gravidez (relendo as anotações de Thiago, meu 1º filho, e escrevendo as de Ícaro) 
  • The Baby Book - referência


Nenhum comentário: